Sim, o estresse também afeta seus relacionamentos sexuais

Trabalho, reuniões, filhos, compromissos … A vida agitada que levamos diariamente nos faz, às vezes, negligenciar nosso relacionamento como casal sem conhecê-lo. Essa agitação incessante causa estresse que afeta negativamente as relações sexuais .

Um estudo recente realizado pelo Nascia Center , especializado no tratamento de estresse e ansiedade, sobre sexo e estresse para 1.000 casais na Espanha, revelou que 70% das relações sexuais sob os efeitos do estresse “são pouco ou não satisfatórias ”

Esse estresse, diz Raquel San Martín, diretor do Nascia Center em Pozuelo, Madri, “se reflete em um nível físico, psicológico e fisiológico”.

No nível físico, dores de cabeça (40% dos consultados), cansaço geral (80%) e tensão muscular (50%) “influenciam a diminuição da libido”.

Mas não é só isso. O estresse também pode levar à falha na ereção , ausência de corrimento vaginal e até ejaculação precoce .

Isso ocorre porque, “do ponto de vista fisiológico, há uma diminuição nos níveis de andrógenos e estrógenos quando sob os efeitos do estresse”, diz San Martín. De fato, a impotência “é uma das consequências relacionadas à gráficos de estresse “.

Por outro lado, segundo o especialista, “a falta de concentração e a pouca atenção no curso do relacionamento tornam a experiência muito insatisfatória “. Também a mudança de caráter, humor, irritabilidade e tensão “são características que acompanham todos os itens acima.

Embora não exista perfil do tipo de paciente, San Martín aponta para ” homens com cargos de responsabilidade profissional média-alta e filhos, devido à pressão que isso implica”.

Tendo relacionamentos estressados, sim ou não?
Esses dados mostram que o sexto e o estresse não são uma boa mistura, não é?

Segundo Jesús Ignacio Rodríguez, do Instituto Sexológico Murciano , embora isso afete negativamente o sexo “, as relações sexuais ou, no caso dele, a masturbação são um fator de proteção contra o estresse, uma vez que agem como um ansiolítico natural”.

No entanto, ele adverte: “Há uma porcentagem muito pequena de homens nos quais o estresse pode provocar comportamentos sexuais compulsivos e, nesses casos, afetaria negativamente sua saúde sexual”.

Então, seria bom ter relacionamentos em situações estressantes?

Na opinião de San Martín, ” se a situação não estiver correta, é preferível não adicionar mais encargos negativos e não tentar ter relacionamentos sem melhorar a situação mais cedo “.

O sexo pode ser uma grande ajuda para aliviar a tensão e se conectar com o parceiro “, mas desde que não implique uma obrigação ou se torne algo que nos pressiona”.

Do ponto de vista dele, ” dispensar uma saúde sexual satisfatória pode ter efeitos desastrosos nos relacionamentos e até mudar para outros relacionamentos sociais “. Portanto, ele aconselha pedir ajuda para resolver o problema e que ele não se torne algo a longo prazo.

Como sei se estou sob estresse
Um passo para evitar o estresse e que isso afeta nosso relacionamento como casal é detectá-lo cedo , mas para isso você deve saber como fazê-lo.

“O estresse tem uma conotação negativa, mas na realidade é, em muitos casos, uma resposta adaptativa do nosso corpo a situações difíceis ou que exigem que damos o nosso melhor”, diz Rodríguez.

Os grupos San Martín enfatizam os sintomas em físico, cognitivo, emocional e comportamental.

Sintomas físicos

Tensão muscular excessiva

Bruxismo ou ranger de dentes

Resfriados ou infecções frequentes

Alergias ou erupções cutâneas irritações da pele

Constipação

Diarréia e distúrbios gastrointestinais (cólon irritável)

Perda de peso ou excesso de peso

Azia, indigestão

Hiperventilação

Pressão no peito ou na garganta

Tonturas e palpitações

Ataques de pânico

Fadiga física

Fadiga contínua

Mudanças na menstruação

Perda de libido e problemas sexuais

Pressão alta
Sintomas do tipo cognitivo

Incapacidade de se concentrar ou tomar decisões simples

Procasting (não assumindo responsabilidades, adiando com o tempo as coisas que devemos fazer e que sabemos que devemos fazer)

Perda de memória

Distraia-nos facilmente

Preocupação excessiva

Pensamentos negativos

Pensamentos recorrentes, mudando demais as coisas

Ansiedade excessiva
Sintomas emocionais

Facilidade de chorar

Sendo irritável

Impaciência excessiva

Experimentando mudanças de humor

Sentindo-se mais sensível às críticas

Fique na defensiva

Sentindo-se fora de controle

Falta de motivação

Raiva, frustração

Falta de confiança ou auto-estima
Sintomas de conduta ou comportamento

Não tome tempo para relaxar ou atividades agradáveis

Uso de substâncias como álcool, tabaco, cafeína ou drogas ilegais

Vício em trabalho

Isolamento social, “preguiça” social

Gerenciamento de tempo ruim

Dicas para reduzir o estresse
Se detectamos uma situação estressante, a melhor coisa agora é aplicar uma série de dicas para reduzi-la.

Segundo Rodríguez, “existem muitas atividades que nos protegem contra o estresse negativo, por exemplo, praticar esportes com moderação e ter hobbies e passar tempo com eles “.

“O bom uso do lazer para compartilhá-lo com pessoas próximas a nós e a quem amamos é outra filosofia (nórdica) que também ajuda a reduzi-lo”, lembra San Martín.

Também é importante: “ descanse de maneira eficiente e eficaz . Dormir com qualidade e quantidade significa que teremos um sono reparador e recuperaremos nossa energia e vitalidade ”, destaca San Martín.

A essas opções, o especialista também acrescenta o desempenho de outras atividades, como a meditação que “nos ajuda a focar e manter os pensamentos negativos afastados” e a respiração “, que serve como um elemento fundamental para combater o estresse, desde que feito com uma técnica que permitir respiração abdominal e relaxar o corpo. ”

Ter uma atitude positiva , saber dizer não , organizar corretamente o nosso tempo , ter expectativas razoáveis ​​e que se ajustem à realidade do dia-a-dia, nos alimentar corretamente e melhorar o nosso bem-estar “também são outras dicas que podemos dar para reduzir estresse ”, acrescenta.

É bom tomar remédio?
Quanto à medicação para reduzir o estresse, o diretor do Nascia Center recomenda “que seja dispensada e que, no caso de tomá-la, seja a curto prazo”.

De fato, como ele aponta, “existem muitos estudos que apóiam que a medicação para o estresse tem efeitos sobre a libido , como medicamentos inibidores seletivos da recaptação de serotonina”, que aumentam os níveis de serotonina e, portanto, não apenas reduzem a ansiedade, mas também desejo sexual. ”

Isso “está relacionado à diminuição da libido, à desaceleração da resposta sexual e ao atraso e até à inibição do orgasmo “. O mesmo, segundo o especialista, “pode ser aplicado a relaxantes e sedativos.

Para Rodríguez, “o diálogo é a melhor droga para o sexo”.

“Uma boa comunicação, busca conjunta de soluções e entendimento é essencial nesse tipo de situação”, esclarece San Martín. Do seu ponto de vista, “o diálogo é essencial para ver como a questão pode ser tratada, para que não seja um tabu ou um elemento de pressão e para ver de que maneira ela pode ser tratada”.

Para isso, “você deve tentar se colocar no lugar do outro e pensar em como pode estar se sentindo”, aconselha o especialista. “Apreciar as pequenas coisas e o momento, sem pressão, seria um bom conselho, além de passar qualidade e tempo procurado com seu parceiro”.

Você deveria ir ao médico …
Na opinião de Rodríguez, se a situação se prolongar ao longo do tempo, é aconselhável procurar um especialista.

“Como regra geral, homens que levam menos de 2 minutos para ejacular regularmente quando a penetração ocorre, homens que perderam uma ereção no último mês em pelo menos 2/3 das relações sexuais ou homens que evitam ter relações sexuais por ansiedade são indicadores de que precisam de atenção profissional ”.

A maioria dos homens reluta em procurar um profissional de saúde para esses problemas e “isso em muitos casos agrava o problema e complica a recuperação”, alerta o especialista.

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